Mestres e Professores

NOSSAS HISTÓRIAS
Mestre Camurça

Conhecido na Universidade PUC-Rio como o "pernambucano idealista", Leninaldo Severino da Silva busca sua realização ministrando aulas de capoeira para crianças, adolescentes e adultos. Sua missão vem desde os seus 17 anos, quando iniciou sua vida na capoeira, com a qual aprendeu a vencer obstáculos,  ser paciente, a valorizar pessoas na sua vida de trabalho e a acreditar que o futuro se constrói hoje. Origina-se, assim, a sua euforia em passar para outras crianças sua experiência, tornando-se o Mestre Camurça, fundador do Grupo Igualdade de Capoeira.

Sejam famílias de comunidades de baixa renda, alunos da Universidade ou estrangeiros fazendo intercâmbio, o trabalho do Mestre Camurça se concretiza ao ensinar movimentos e ao incentivar vida sadia e sem violência, num processo ainda maior que a capoeira, de verdadeira integração social. Com o Mestre Camurça, não observamos um simples gingar da capoeira, presenciamos uma proposta de valores sociais, discutidos numa roda harmônica. Há um compromisso forte em vencer o desvio e o vazio, reforçando a auto-estima e a perseverança para o futuro.

A especificidade dos ensinamentos deste Mestre, auxiliar de administração da PUC-Rio, está no fato de enfrentar problemas construindo uma relação com o mundo na qual não só o corpo se desenvolve, mas seu entorno é valorizado, as relações sociais são construídas e a falta é amenizada. Tudo isto com muita humildade e competência em conquistar o possível (e até o ousado).

(Redação inspirada no Livro "Falando de comunidades: unindo o saber e o fazer em prol da inclusão, de Marina Lemette Moreira)

 

.

Mestre
Robson

Aluno desde 1989, Robson foi o primeiro professor formado pelo Mestre Camurça e que, com muita disciplina, segue e dissemina os ensinamentos do mestre. Tem um papel fundamental no projeto de ampliar o grupo no município de Parada Angélica/RJ (onde o Grupo Igualdade nasceu) junto o instrutor Nilson, que também é um dos alunos mais antigos do grupo. 

Mestre
Serena

Serena recebeu em 2004 o cordel verde e em 2014 foi graduada como professora, registro na federação 0714. Em 2015 começou a dar aulas para bebês a partir de 1 ano e meio, crianças e adolescentes. Desde o cordel amarelo, Serena ajuda diretamente na organização, ao lado do Mestre Camurça, de todos os batizados realizados pelo grupo Igualdade.

Contra Mestre
Jailson

Quando tinha uns dez anos de idade, Jailson começou a treinar taekwondo em um projeto para crianças e adolescentes na sua cidade natal, Miracema-RJ. Com doze anos, procurou um grupo de amigos que praticavam capoeira. Ficou por muitos anos nesse grupo mas em 1998 teve que mudar para o Rio de Janeiro a procura de emprego. Em 2008, começou a trabalhar na PUC-Rio e foi assim que conheceu o Mestre Camurça.  O que mais atraiu Jailson no grupo foi a forma como o mestre tratava seus alunos. "Ele é muito paciente e sabe falar com todos, com isso o aprendizado fica mais fácil". Hoje, Jailson é contra mestre formado pelo mestre e sempre que pode auxilia nas aulas e nos projetos do grupo.

ENDEREÇOS

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-facebook
  • w-youtube

ESPAÇO GÁVEA (PUC-Rio)

Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | Subsolo do Ginásio

ESPAÇO OSCAR TENÓRIO

Escola  Municipal Desembargador Oscar Tenório | R. Prof. Manuel Ferreira, 141 - Gávea

ESPAÇO ITANHANGÁ

Condomínio Moradas do Itanhangá | Estrada de Jacarepaguá, 3145 - Itanhangá

© 2018 por Best Partners.