Mestres e Professores
NOSSAS HISTÓRIAS
Mestre Camurça
Conhecido na Universidade PUC-Rio como o "pernambucano idealista", Leninaldo Severino da Silva busca sua realização ministrando aulas de capoeira para crianças, adolescentes e adultos. Sua missão vem desde os seus 17 anos, quando iniciou sua vida na capoeira, com a qual aprendeu a vencer obstáculos, ser paciente, a valorizar pessoas na sua vida de trabalho e a acreditar que o futuro se constrói hoje. Origina-se, assim, a sua euforia em passar para outras crianças sua experiência, tornando-se o Mestre Camurça, fundador do Grupo Igualdade de Capoeira.
Sejam famílias de comunidades de baixa renda, alunos da Universidade ou estrangeiros fazendo intercâmbio, o trabalho do Mestre Camurça se concretiza ao ensinar movimentos e ao incentivar vida sadia e sem violência, num processo ainda maior que a capoeira, de verdadeira integração social. Com o Mestre Camurça, não observamos um simples gingar da capoeira, presenciamos uma proposta de valores sociais, discutidos numa roda harmônica. Há um compromisso forte em vencer o desvio e o vazio, reforçando a auto-estima e a perseverança para o futuro.
A especificidade dos ensinamentos deste Mestre, auxiliar de administração da PUC-Rio, está no fato de enfrentar problemas construindo uma relação com o mundo na qual não só o corpo se desenvolve, mas seu entorno é valorizado, as relações sociais são construídas e a falta é amenizada. Tudo isto com muita humildade e competência em conquistar o possível (e até o ousado).
(Redação inspirada no Livro "Falando de comunidades: unindo o saber e o fazer em prol da inclusão, de Marina Lemette Moreira)
.
Mestre
Robson
Aluno desde 1989, Robson foi o primeiro professor formado pelo Mestre Camurça e que, com muita disciplina, segue e dissemina os ensinamentos do mestre. Tem um papel fundamental no projeto de ampliar o grupo no município de Parada Angélica/RJ (onde o Grupo Igualdade nasceu) junto o instrutor Nilson, que também é um dos alunos mais antigos do grupo.
Mestre
Serena
Serena recebeu em 2004 o cordel verde e em 2014 foi graduada como professora, registro na federação 0714. Em 2015 começou a dar aulas para bebês a partir de 1 ano e meio, crianças e adolescentes. Desde o cordel amarelo, Serena ajuda diretamente na organização, ao lado do Mestre Camurça, de todos os batizados realizados pelo grupo Igualdade.
Contra Mestre
Jailson
Quando tinha uns dez anos de idade, Jailson começou a treinar taekwondo em um projeto para crianças e adolescentes na sua cidade natal, Miracema-RJ. Com doze anos, procurou um grupo de amigos que praticavam capoeira. Ficou por muitos anos nesse grupo mas em 1998 teve que mudar para o Rio de Janeiro a procura de emprego. Em 2008, começou a trabalhar na PUC-Rio e foi assim que conheceu o Mestre Camurça. O que mais atraiu Jailson no grupo foi a forma como o mestre tratava seus alunos. "Ele é muito paciente e sabe falar com todos, com isso o aprendizado fica mais fácil". Hoje, Jailson é contra mestre formado pelo mestre e sempre que pode auxilia nas aulas e nos projetos do grupo.
Contra Mestre
Felipe
Formado contra mestre em 2021 e estando no grupo desde 2000 contribuindo com divulgação e redes sociais do grupo igualdade esses não foram seus únicos feitos , também foi um dos criadores da robótica na PUC-rio. Vencendo todas as dificuldades que tivemos na pandemia ele foi a contra mestre e ajudou em todos os treinos durante a pandemia e cumprindo todas as medidas de prevenção, hoje como contra mestre já puxa treinos e contribui muito com o ensino dos alunos.
Monitor
Evandro
Formado monitor em 2023 pelo mestre Camurça está no grupo desde 2018, ano que também iniciou sua graduação em Artes Cênicas na PUC-Rio. Hoje contribui com o projeto social do grupo, dá aulas de capoeira para as turmas do PRE II na Casa Santa Ignez da Gávea e também auxilia o mestre nas aulas com adultos no espaço do grupo.