Aluno desde 1989, Robson foi o primeiro professor formado pelo Mestre Camurça e que, com muita disciplina, segue e dissemina os ensinamentos do mestre. Tem um papel fundamental no projeto de ampliar o grupo no município de Parada Angélica/RJ (onde o Grupo Igualdade nasceu) junto o instrutor Nilson, que também é um dos alunos mais antigos do grupo. 

Mestres e Professores

Mestre Camurça
NOSSAS HISTÓRIAS

Conhecido na Universidade PUC-Rio como o "pernambucano idealista", Leninaldo Severino da Silva busca sua realização ministrando aulas de capoeira para crianças, adolescentes e adultos. Sua missão vem desde os seus 17 anos, quando iniciou sua vida na capoeira, com a qual aprendeu a vencer obstáculos,  ser paciente, a valorizar pessoas na sua vida de trabalho e a acreditar que o futuro se constrói hoje. Origina-se, assim, a sua euforia em passar para outras crianças sua experiência, tornando-se o Mestre Camurça, fundador do Grupo Igualdade de Capoeira.

Sejam famílias de comunidades de baixa renda, alunos da Universidade ou estrangeiros fazendo intercâmbio, o trabalho do Mestre Camurça se concretiza ao ensinar movimentos e ao incentivar vida sadia e sem violência, num processo ainda maior que a capoeira, de verdadeira integração social. Com o Mestre Camurça, não observamos um simples gingar da capoeira, presenciamos uma proposta de valores sociais, discutidos numa roda harmônica. Há um compromisso forte em vencer o desvio e o vazio, reforçando a auto-estima e a perseverança para o futuro.

A especificidade dos ensinamentos deste Mestre, auxiliar de administração da PUC-Rio, está no fato de enfrentar problemas construindo uma relação com o mundo na qual não só o corpo se desenvolve, mas seu entorno é valorizado, as relações sociais são construídas e a falta é amenizada. Tudo isto com muita humildade e competência em conquistar o possível (e até o ousado).

(Redação inspirada no Livro "Falando de comunidades: unindo o saber e o fazer em prol da inclusão, de Marina Lemette Moreira)

 

.

Professor
Robson

Quando tinha uns dez anos de idade, Jailson começou a treinar taekwondo em um projeto para crianças e adolescentes na sua cidade natal, Miracema-RJ. Com doze anos, procurou um grupo de amigos que praticavam capoeira. Ficou por muitos anos nesse grupo mas em 1998 teve que mudar para o Rio de Janeiro a procura de emprego. Em 2008, começou a trabalhar na PUC-Rio e foi assim que conheceu o Mestre Camurça.  O que mais atraiu Jailson no grupo foi a forma como o mestre tratava seus alunos. "Ele é muito paciente e sabe falar com todos, com isso o aprendizado fica mais fácil". Hoje, Jailson é contra mestre formado pelo mestre e sempre que pode auxilia nas aulas e nos projetos do grupo.

Contra Mestre
Jailson

Serena recebeu em 2004 o cordel verde e em 2014 foi graduada como professora, registro na federação 0714. Em 2015 começou a dar aulas para bebês a partir de 1 ano e meio, crianças e adolescentes. Desde o cordel amarelo, Serena ajuda diretamente na organização, ao lado do Mestre Camurça, de todos os batizados realizados pelo grupo Igualdade.

Professora
Serena
  • w-youtube

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-facebook

© 2018 por Best Partners.

ESPAÇO OSCAR TENÓRIO

Escola  Municipal Desembargador Oscar Tenório | R. Prof. Manuel Ferreira, 141 - Gávea

ENDEREÇOS

ESPAÇO GÁVEA (PUC-Rio)

Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | Subsolo do Ginásio

ESPAÇO ITANHANGÁ

Condomínio Moradas do Itanhangá | Estrada de Jacarepaguá, 3145 - Itanhangá