Depoimentos

28.01.2017 | História do Grupo em Parada Angélica

A história do Grupo Igualdade começou em 13 de julho de 1989, na Igreja localizada no bairro do Parque Cristóvão Colombo, em Parada Angélica (município do Rio de Janeiro), quando o querido Mestre Camurça solicitou ao Padre Guilherme autorização para dar aulas de capoeira em uma sala localizada da própria Igreja, fato este comunicado pelo próprio Padre em uma de suas missas.

Foi assim que, aos domingos, iniciaram as aulas para as crianças carentes do bairro. Com muita garra e determinação, o Mestre Camurça ensinava as crianças a serem mais humildes, a darem valor ao amor de seus pais, além de cobrar foco nos estudos para que um dia pudessem correr atrás dos seus sonhos.

Este projeto que tirava as crianças da rua por algumas horas fazia com que todos se sentissem acolhidos pelo então professor Camurça, integrante do Grupo Irmãos. Naquela época, Camurça levava as crianças para uma roda que até hoje existe, uma vez ao mês, para jogar com seu Mestre o ilustre Gilberto. Como não tinha condições de levar todos os alunos Camurça escolhia os 5 melhores da capoeira e das escolas, pois sempre cobrou muito o desempenho escolar dos seus alunos, condicionando as aulas de capoeira às notas tiradas no colégio. Esta atitude fez com que seus alunos se esforçassem cada vez mais para serem elegíveis ao prémio estipulado por Camurça, que nunca cobrou nenhum centavo das crianças, sempre se dispondo a ajudar quando alguém precisava de algo. Diante de toda essa bondade, os pais confiavam seus filhos ao Camurça e sabiam que, por algumas horas, eles estariam seguros na companhia do professor.

Em meados dos anos 90, duas parcerias se firmaram. A primeira com Luiza Helena, grande apoiadora do grupo e, posteriormente, o ilustre mestre Raimundo, fundador do Grupo Vermelho e mestre que formou o professor Camurça, concedendo-lhe o título de mestre em 2º grau na Federação.

Uma vez inserido na Federação, o Mestre Camurça criou o Grupo Igualdade, afinal, para o Mestre, não existe o aluno rico nem o aluno pobre, sendo todos iguais, independente de raça, sexo e crença.

É por tudo isto que o Grupo Igualdade vem crescendo cada vez mais! Nestes 26 anos de existência, o projeto tirou muitas crianças do caminho errado e aqueles que seguiram os ensinamentos do mestre até hoje usam de suas habilidades para enfrentar as os obstáculos da vida.

por Professor Robson e Monitor Nilson Garcia

ENDEREÇOS

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-facebook
  • w-youtube

ESPAÇO GÁVEA (PUC-Rio)

Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | Subsolo do Ginásio

ESPAÇO OSCAR TENÓRIO

Escola  Municipal Desembargador Oscar Tenório | R. Prof. Manuel Ferreira, 141 - Gávea

ESPAÇO ITANHANGÁ

Condomínio Moradas do Itanhangá | Estrada de Jacarepaguá, 3145 - Itanhangá

© 2018 por Best Partners.